Escolher uma cafeteria bem agradável e pedir o café do jeitinho que você prefere é um bela auto recompensa, mas pode não ser a opção mais amiga pro seu bolso.
Em termos de custo, é mais econômico fazer seu próprio café. Além disso, por que não ter o prazer de tomar um cafezinho em casa? Ter um tempo de qualidade no seu conforto e até fazer disso uma ocasião pra compartilhar com alguém.
Nessa hora, muita gente tem dúvidas sobre como ter um café caseiro tão gostoso quanto os que vendem nas cafeterias. Por isso, vamos ver algumas dicas pra tornar seu café mais saboroso.
1 -Limpe a cafeteira regularmente
Se você prefere usar uma cafeteira, faça limpezas regulares, especialmente nas partes por onde o café passa. O sabor e o aroma de café velho estragam o seu café fresco.
A melhor forma de limpar áreas difíceis é mergulhá-las em uma solução simples de água com um pouco de bicabornato e vinagre. Deixe de molho durante a noite e a sujeira será facilmente removida no dia seguinte.
Em todo caso, é sempre bom observar as orientações do fabricante. Isso vale para qualquer outro método que você escolher pra extrair seu café: faça com que a higienização seja parte do ritual.
Veja alguns modelos de cafeteiras japonesas em que você coloca o café em grãos ou moído e ela faz todo o resto. Se você mora no Japão, você consegue adquirir facilmente e ter uma experiência bem automatizada. Essas estão disponíveis na Amazon (Japão) e são modelos bem completos, mas existem várias opções mais simples também, variando bastante os preços.
2 -Invista em um método coado (pour over)
O método mais usado pelos amantes de café é o coado. Com ele, você derrama água lentamente sobre o café e consegue um resultado bem equilibrado, que revela claramente sabores e aromas.
Se você é brasileiro, certamente já viu um coador de pano ou um Mellita, que são os mais comuns no Brasil.
Além desses, existem muitos outros que seguem o mesmo princípio de coagem, mas são distintos em material e design, o que faz muita diferença pra quem gosta de apreciar seu café com um carinho a mais, porque é possível explorar vários níveis de intensidade em características como doçura, acidez e amargor, por exemplo.
Por isso, se você quer começar a fazer café com algum método manual, eu sugiro que você invista primeiro em um coador. Ele com certeza vai te ajudar a extrair um café descente.
Depois de entender algumas variáveis envolvidas no preparo do café, como moagem dos grãos e temperatura da água, você vai conseguir extrair diferentes nuances com o mesmo método e o mesmo café.
Veja algunsdos coadores mais populares no mundo, disponíveis à venda no Japão e no Brasil.
3 -Compre café com torra recente
4 – Compre café em grãos
5 – Invista em um moedor
6 – Certifique-se que o moedor está ajustado corretamente
Para que isso não aconteça, calibre seu moedor pra a configuração que você realmente precisa para manter o equilíbrio entre amargura, acidez e doçura.
A moagem correta vai ajudar no equilíbrio, mas lembre que o resultado final ainda vai depender de outras variantes, como a origem dos grãos e o grau de torra.
7 – Moa seu café somente quando for usá-lo
8 – A água que você usa influencia
9 – A melhor temperatura para a água depende da torra do seu café
Para um bom café, o ideal é o intervalo de temperatura entre 92 a 94 graus Celsius. Quanto mais torrado for seu café, menor a temperatura da água indicada.
10 – Faça café gelado para variar
Para fazer café gelado, tudo o que você precisa fazer é moer os grãos grosseiramente e adicionar água. Em seguida, deixe-o na geladeira durante a noite para realçar a rica doçura do seu café. Esse é o famoso cold brew, uma bebida suave, de aroma intenso, sabor leve e delicado, com menos amargor e acidez.
11 – Use uma balança pra alcançar a proporção ideal entre água e café
Saber a proporção certa entre café e águavai garantir que você sempre tenha um bom café. Pra isso, use uma balança. Existem várias receitas que você pode seguir, e a balança vai te ajudar a alcançar resultados diferentes e interessantes com maior precisão.
12 – Reproduza drinks de cafeterias
Se você gosta de drinks de cafeteria como capuccino, macchiato, latte, mocha ou affogato, você não precisa ter uma super máquina profissional em casa pra tirar espresso ou fazer seu leite aveludado.
Obviamente o resultado não será idêntico, mas muito satisfatório!
Como alternativa ao café espresso, por ser uma extração mais concentrada e intensa, você pode optar por:
1 – Utilizar um Moka Pot (Cafeteira Italiana), que é um método que vai te entregar um café com muito sabor;
2 – Máquinas de espresso caseiras, inclusive as que usam cápsulas;
3 – Qualquer outro método que você tiver em casa, desde que use uma proporção de água e café que resultem em um café mais concentrado.
Quanto ao leite vaporizado, você pode usar técnicas simples pra aerar ao invés de vaporizar, e ainda assim fazer com que ele aumente em volume e tenha uma textura diferenciada. É só escolher a mais conveniente pra você:
1 – Prensa Francesa;
2 – Cremeiras e espumadeiras;
3 – Mixer;
4 – Liquidificador;
5 – Pote hermético.
Depois é só pesquisar por uma boa receita e seguir as proporções na montagem da bebida.
Te desejo um excelente café!
Com carinho,
A.C.