O outono japonês fascina com a mudança de cores da folhagem que inicia no final de setembro a partir do Norte do país e se estende rumo ao Sul até meados da segunda quinzena de dezembro.
Os picos de cores dependem de um conjunto de fatores climáticos, por isso podem variar em cada região a cada ano.
A espécie que mais se destaca
Aqui, muitas espécies arbóreas variam suas cores nessa época do ano. A mais popular é a Japanese Maple (Acer palmatum), comumente chamada de Momiji, que significa “folhas vermelhas”.
Esse processo de troca da coloração, que vai do verde ao vermelho, é chamado Kouyou. Ambas as palavras tem o mesmo Kanji, variando a forma como é lido (紅葉).
A tradição de contemplar
A contemplação das cenas compostas por tons avermelhados é chamada de Momijigari (紅葉狩り) e é praticada ao longo de todo o país em uma tradição que teve sua origem na Era Heian (794 – 1185), na região de Kyoto.
O Momiji está para o outono assim como a Sakura para a primavera, compondo artes em tecidos, alimentos, quadros e produtos de uma variedade imensa ao longo do Japão inteiro.
No outono de 2020, fizemos Momijigari em Gokei, uma excelente escolha para quem está em Okayama durante a estação. É claro que existem outros lugares, quem sabe em um próximo post a nossa lista de recomendações aumente.
Um belo lugar pra apreciar em Okayama
Gokei – Gokei Valley; Gokei Area; 豪渓 – é um dos lugares mais famosos para contemplar o colorido do outono na província de Okayama. Foi designado como Local de Beleza Cênica em 1923, pela Lei japonesa à Proteção de Propriedades Culturais.
É um vale com 600 metros de um cenário harmonizado pela formação rochosa em granito, o pico do Monte Tenji (330m acima do nível do mar) e águas cristalinas correndo entre margens decoradas com folhas outonais.
Nossa experiência
Chegamos às 9h do dia 22 de novembro de 2020. Havia um estacionamento à esquerda, com vários senhores uniformizados e dedicados à organização de 40 vagas para veículos pequenos e 3 para ônibus. Nesse espaço havia 2 banheiros químicos.
A poucos metros já começa o trecho cênico e logo antes dele há mais banheiros, esses com estrutura construída. Não há venda alguma, se precisar de qualquer suporte, vá preparado.
Nessa área também está localizado um pequeno templo (pequeno mesmo), o Gokei-Ji. Há dois guardiões de cerâmica na entrada e foi construído no final do período Edo.
A trilha é perfeita para quem quer fazer momijigari e tirar belas fotos. Todos os anos recebe muitas pessoas com esse objetivo. No meio do trajeto, se você olhar para cima, vai ver a gravação 天柱 (pilar do céu) no Monte Tenji, que foi esculpida em 1801.
Quando fomos embora, por volta das 13h, havia uma fila muito longa (enorme!) de carros aguardando por uma vaga no estacionamento. Por isso, não chegue tarde.
Obrigada por se adunar comigo nesse texto.
Com carinho,
AC.