Quando eu digo “fofo”, é fofo mesmo! Tanto em textura quanto em lindeza. Você já tomou um café assim? Ele vem com uma aplicação de latte art em 3D, que é a evolução tridimensional do latte art que estamos mais acostumados a encontrar em cafeterias por aí.
Essa técnica surgiu no Japão, em meados de 2013 e desde aquela época teve boa repercussão na internet. No começo era feito com espuma de leite e café espresso, mas hoje é aplicada em diversas bebidas quentes e geladas, incluindo receitas com macha, chocolate ou frutas.
Os Japoneses são bons nisso!
Se você souber de algum produto que os japoneses não incrementem com fofurice e criatividade, me conte! Porque eu duvido que exista! Até nas rodovias você percebe cones de sinalização com formatos inusitados, como coelhos ou sapinhos.
Eu já nem me assusto, mas continuo amando essa dose de “kawaii” em tudo que vejo. É realmente uma característica muito marcante do Japão.
No latte art não seria diferente. É um prato, ou melhor, uma xícara cheia de espaço pra criar e encantar!
Em 2013 os primeiros artistas do latte art 3D alcançaram visibilidade através do Twitter e tiveram grande retorno popular. Isso os incentivou ao aperfeiçoamento e fez surgir outros adeptos à prática, que hoje pode ser encontrada em várias cafeterias japonesas e mundo à fora também.
Minha experiência com latte art 3D no Japão
Nem acredito que finalmente consegui ter essa experiência! Quando descobri que tinha um lugar desses por perto, não sosseguei até ir!
A cafeteria que fomos foi a @cafe.filo_, em Okayama. Sim!! Não é só em Tóquio que você consegue encontrar essa belezinha!
Quando avistei a fachada do @cafe.filo_, já bateu aquela sensação serelepe que dá quando a gente está muito feliz por conhecer um lugar!
Desde que você entra na cafeteria, já percebe que a lindeza não está só no latte art 3D. Conforme fui andando, fui descobrindo uma infinidade de detalhes! Tudo lindo e muito fotografável! Pra completar, o entendimento é impecável, outra característica bem forte no país.
Na @cafe.filo_, pra pedir o latte art 3D, tem uma taxa extra e no cardápio vem indicando em quais bebidas pode ser aplicado. Eu achei que poderia escolher o modelo que viria pra mim, mas a moça não me ofereceu opções e no cardápio também não indicava essa possibilidade.
Eu sei que em outras cafeterias dá pra escolher até com base em fotos ou referências de personagens, mas tudo bem! O fato de ser surpresa me deixou ainda mais ansiosa pra conhecer minha xícara!
Finalmente chegou minha fofurice! Linda como na internet! Com o leite espumoso bem firme e com jingado também (quando você balança, ele jinga gelatinosamente)!
Pra acompanhar eu pedi um bolo de cenoura. O que serviam lá era o estilo americano, diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil, mas eu achei delicioso!
Agora devo informar que o café não era de classificação especial. Era o café tradicional encontrado na maioria das cafeterias, com torra bem escura. Por isso, não vou dar muita atenção nesse quesito, já que o foco aqui é a arte sobre o café e foi o que me atraiu.
A cafeteria que fomos fica muito próxima à Universidade de Okayama. Se você estiver pela cidade durante o outono, eu recomendo fortemente que você passe por lá antes de ir à cafeteria.
Foi o que fizemos! Nos encantamos com os corredores dourados, formados de árvores com folhagens coloridas pela estação. Depois de tirar muitas fotos, demos a pausa pro cafezinho.
E se você quiser outras opções pra apreciar o outono em Okayama, indico ainda o Gokei Valley e o Castelo de Okayama.
Muito obrigada por se adunar comigo nesse texto. Fique bem! Até breve!
Com carinho,
AC